Autismo X Apraxia

 

Nós da Steps revisamos alguns artigos para passar para vocês maiores informações a respeito desse tema. Pode-se dizer, de forma geral, que a Apraxia de Fala na Infância é um distúrbio motor que afeta a habilidade da criança em produzir e dar sequência aos sons da fala da forma esperada para sua faixa etária. A criança com apraxia tem ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao planejar e programar a sequência de movimentos ou gestos motores da mandíbula, dos lábios e da língua para produzir sons e formar sílabas, palavras e frases.

Muitas famílias passam a se questionar sobre a diferença entre o autismo e a apraxia. A verdade é que nem toda dificuldade no desenvolvimento da fala é apraxia. Acontece que existem diferenças sutis entre os dois diagnósticos, por isso, é preciso entender mais sobre cada caso.

No TEA um aspecto comum é a dificuldade ou atraso no desenvolvimento da fala. Já na apraxia, a criança mostra compreensão da linguagem, mas tem dificuldade em se expressar de maneira correta. Assim, a criança parece não conseguir reproduzir aquilo que pretendia comunicar, pois existe uma falha no planejamento motor para que a fala ocorra no tempo e ordem certa.

É de extrema importância que um fonoaudiólogo com experiência em desenvolvimento da fala e linguagem em crianças, sobretudo experiente com o diagnóstico de Apraxia da Fala na Infância, seja consultado.

 

 

Referência

https://www.researchgate.net/profile/Thais_Souza8/publication/262496951_Acquired_and_developmental_apraxia_of_speech_similarities_and_differences/links/53f87ea80cf2823e5bdbe23a.pdf

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *