Desenvolvimento Infantil 2-5 anos

Nesse texto continuamos a falar sobre os marcos do desenvolvimento e o que você pode fazer para ajudar no desenvolvimento dos pequenos!

Dois anos
Com dois anos, a criança já é mais hábil em atividades motoras e conseguem construir torres de blocos, chutar uma bola, ficam na ponta do pé, e correm com mais facilidade. Com essa idade elas também já nomeiam imagens em livros e em seu ambiente, passam a se comunicar com mais de uma palavra e já compreendem diversas palavras. Elas já aceitam instruções com mais facilidade, imitam outras pessoas com mais precisão, gostam da companhia de outras crianças, e usam a imaginação para brincar de faz de conta. Elas também já identificam itens, apontando para algo quando solicitado, assim como já sabem separar e categorizar itens por cores e formas.
O que você pode fazer para estimular o desenvolvimento e ajudar seu filho a crescer e aprender?
Continue estimulando e ensinando seu filho. Você pode criar brincadeiras para que seu filho identifique e nomeie animais, partes do corpo e outros itens comuns do dia-a-dia. Encoraja seu filho a falar a palavra do item que deseja ao invés de apontar para o item. Você pode dar uma ajuda verbal e dizer o som inicial da palavra, como “bo” para seu filho dizer “bolacha”. Gradativamente retire essa ajuda para que seu filho não fique dependente da sua ajuda e possa realizar pedidos de forma espontânea. Incentive a criança à brincar! Ajude ela a completar quebra cabeças simples de encaixe. Nomeie cada peça conforme for encaixando. Encoraja seu filho a brincar no parquinho, correr, subir e descer o escorregador.

Três anos
Com três anos as habilidades já começam a ficar mais refinadas. As crianças já conseguem colocar e retirar a roupa com pouca assistência, já seguem instruções de dois ` três passos, sabem manusear brinquedos mecânicos e tampas de rosquear e conseguem achar figuras e objetos idênticos (pareamento). Com essa idade, elas também já nomeiam diversos itens, sabem dizer o nome e a idade, usam frases simples para se comunicar, fazem uso de pronomes e às vezes utilizam alguns plurais. As crianças também já conseguem expressar suas emoções, demonstrando afeto por amigos.
O que você pode fazer para estimular o desenvolvimento e ajudar seu filho a crescer e aprender?
Marque encontros com os coleguinhas e leve seu filho em parquinhos para ele ter oportunidades de interação social. Incentive que ele brinque com outras crianças! Defina regras e limites para seu filho, e seja contingente! Dê elogios para o seguimento das regras e comportamentos adequados! Trabalhe seguimento de instruções de dois a três passos, como “vá na cozinha e pegue seu copo”, ou “pegue o papel e jogue no lixo”. Brinque com seu filho de contar objetos, como bolinhas, dedinhos, bichinhos de pelúcia, ou qualquer outro item de interesse!

Quatro anos
Com quatro anos as crianças já cooperam com outras crianças, como na hora de dividir brinquedos. Elas começam a copiar algumas letras, já demonstram mais criatividade no brincar de faz de conta, compreendem conceitos de tempo, de igual e diferente, e nomeiam algumas cores. As crianças também já cantam musiquinhas que já ouviram, já falam o primeiro nome e o sobrenome, utilizam frases de quatro a cinco palavras e a linguagem usada já é clara o suficiente para ser compreendida por outras pessoas. Com essa idade as crianças também já contam histórias e ao escutar uma história, conseguem lembrar de partes e contar o que aconteceu quando alguém perguntar.
O que você pode fazer para estimular o desenvolvimento e ajudar seu filho a crescer e aprender?
Quando brincar com seu filho de faz de conta, estimule a criatividade, contando histórias e fazendo perguntas. Após ler uma história, faça perguntas e peça para seu filho te dizer o que aconteceu. Brinque também de revezar a vez e dividir brinquedos. Faça ele esperar a vez dele enquanto o outro está brincando. Deixe seu filho ter a liberdade de escolher algumas coisas. Dê duas ou três opções para ele e pergunte o que ele quer vestir ou com o que quer brincar. Ao falar com a criança, use palavras como “primeiro” “depois” e “por último”, isso estimulará e ensinará o conceito de tempo. Você pode também contar uma pequena história e perguntar “o que aconteceu primeiro?”.

Cinco anos
Aos cinco anos, é comum a criança querer ser igual a seus amigos e colegas, além de gostar de cantar, dançar, e fingir que é outra pessoa. Mesmo gostando de fingir que é outra pessoa, a criança já sabe diferenciar a realidade da fantasia. Com essa idade a criança tende a seguir e cooperar com regras com mais facilidade, já sabe desenhar uma pessoa e copia formas geométricas. A criança demonstra maior independência, como usar um garfo e colher e usa o banheiro sem assistência. Ela também já nomeia pelo menos quatro cores, conta dez ou mais itens, se comunica com frases de cinco palavras ou mais e conta histórias mais longas e com mais detalhes.
O que você pode fazer para estimular o desenvolvimento e ajudar seu filho a crescer e aprender?
Continue a levar seu filho para encontros com outras crianças. Também estimule e motive atividades mais físicas, como andar de bicicleta e subir em barras de macaco no parquinho. Dê brinquedos que seu filho aprenda a montar peças, como o engenheiro ou blocos de construção. Enquanto lê uma história, além de perguntar o que aconteceu, pede para o seu filho dizer o que ele acha que vai acontecer depois. Motive seu filho a ler, peça para ele contar uma história relacionada com as imagens do livro. Com essa idade você também já pode começar a ensinar informações de segurança, como endereço e telefone.

Caso perceba que a criança não está se desenvolvendo dentro do que é esperado para a sua faixa etária, entre em contato conosco que poderemos te auxiliar no processo de investigação e avaliação.

Confira nossa publicação anterior sobre o desenvolvimento infantil até os doze meses.

Referência:
https://www.cdc.gov/ncbddd/actearly/milestones/index.html (Center for Disease Control and Prevention)

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *