Desenvolvimento Infantil até 1 ano

Se você está preocupado com o desenvolvimento do seu filho, procure informações e assistência. É muito comum escutarmos que “ele só demora um pouco mais”, “ele só é tímido” ou “cada um tem seu tempo para falar”. Sim, isso é verdade para algumas crianças, mas não para todas. 1 em cada 160 crianças no mundo nascem com autismo. Pesquisas apontam que a intervenção precoce impacta de forma positiva o desenvolvimento infantil. A seguir apresentaremos alguns marcos do desenvolvimento conforme a idade e o que vocês podem fazer para ajudar no desenvolvimento do seu filho.

 Quatro meses
Com 4 meses, o bebê já começa a demonstrar interesse ao olhar para rostos, além de reconhecer rostos e itens familiares. O bebê também já consegue rastrear objetos em movimento e mover a cabeça em direção a sons. O bebê começa a sorrir ao olhar para as pessoas e ao ouvir vozes familiares. Em relação ao desenvolvimento motor, o bebê já começa a manter a cabeça firme e já consegue empurrar as pernas para baixo quando os pés estão em uma superfície dura. Ele também começa a rolar de barriga, levar as mãos para a boca, e segurar e chacoalhar brinquedos.
O que você pode fazer para estimular o desenvolvimento e ajudar seu filho a crescer e aprender?
Ao segurar o seu bebê, sorria para ele e fala com ele. Se o seu filho produzir algum som, demonstre felicidade e copiei o som! Estabeleça rotinas para o bebê dormir e se alimentar. Tenha momentos mais calmos e silenciosos, como cantar e ler para o seu bebê. Dê brinquedos apropriados à idade, como chocalhos, e ajude ele a segurar os brinquedos. Forneça oportunidades para o bebê tentar alcançar brinquedos e explorar o ambiente ao seu redor. Dê suporte para o seu bebê ficar em pé com os pés no chão!

Sete meses
Nessa idade as crianças começam a sentar sem apoio e aprendem a rolar para ficar de barriga para cima, passam para a posição de bruços, e vice-versa. É um dos primeiros passos para a locomoção. O rastreamento visual também evolui, os bebês já começam a se engajar em brincadeiras que exigem o contato visual, como “cadê o nenê?”, começam a procurar objetos escondidos e os exploram com a boca e as mãos. Em relação à linguagem, o bebê também já começa a balbuciar uma sequência de sons, assim como usar a voz para demonstrar alegria ou descontentamento.
O que você pode fazer para estimular o desenvolvimento e ajudar seu filho a crescer e aprender?
Estimule o bebe a explorar os objetos ao seu redor, comece então a passar objetos de uma mão para a outra, para que tenha contato com as formas, às texturas e os tamanhos. Motive seu filho mostrando as coisas que tem ao redor, leia para o bebê, mostre as imagens, sempre as nomeando. Quando for entregar algo a ele comece a nomear os itens que for dar para o seu bebê, por exemplo, dizer “água” ao entregar a água. Brinque com seu bebe no chão e o motive a alcançar um brinquedo mais distante ou de ficar mais perto de você.

Um ano
Com um aninho, a criança já balbucia com entonação, começa a imitar sons, tenta imitar palavras e começa a usar palavras simples, como “mama” (mãe/mamãe) e “papa” (pai, papai). As habilidades sociais da criança também vão evoluindo. Elas já olham para a pessoa quando são chamadas pelo nome e se interessam por brincadeiras sociais. Algumas crianças também já entendem a palavra “não”. Com um ano, as crianças imitam gestos e gostam de imitar outras pessoas. Elas já usam alguns gestos simples como o apontar e dar tchau. Com um ano já há maior facilidade em encontrar objetos escondidos. Se antes a criança explorava objetos apenas com a mão e a boca, agora ela já explora de diferentes formas, usando os outros sentidos.
O que você pode fazer para estimular o desenvolvimento e ajudar seu filho a crescer e aprender?
É importante que a criança receba atenção e elogios para comportamentos adequados. Ao se deparar com um comportamento inadequado, diga “não” – não grite ou dê longas explicações. Passe mais tempo incentivando comportamentos adequados ao invés de punindo comportamentos inadequados. As crianças precisam de estimulação. Deixe a criança explorar objetos como instrumentos musicas que produz sons. Leia para o seu filho, peça para que ele vire as páginas e nomeie as imagens. Complete as palavras do seu filho se ele tentar nomear algo. Por exemplo, se ele ver um pato no livro e dizer “to”, você pode dizer “sim, é um PATO! Que legal!” Outra forma de estimular e aumentar o repertório de linguagem do seu filho é pedindo para que ele identifique as partes do corpo. Você pode tornar isso uma brincadeira, por exemplo “vou pegar o NARIZ do Joãozinho” e em seguida pedir para ele apontar o próprio nariz. Você pode também usar musiquinhas com ações, como “se você está feliz, bate o pé”.

Caso perceba que a criança não está se desenvolvendo dentro do que é esperado para a sua faixa etária, entre em contato conosco que poderemos te auxiliar no processo de investigação e avaliação.

Na próxima publicação falaremos mais sobre o desenvolvimento infantil dos dois aos cinco anos.

Referência:
https://www.cdc.gov/ncbddd/actearly/milestones/index.html (Center for Disease Control and Prevention)

 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *